Muitos motoristas
pensam que transportar excesso de carga pode otimizar o tempo das
entregas e, consequentemente, gerar economia. Porém, ao invés de
benefícios, a prática geralmente ocasiona danos aos veículos, o que gera
prejuízos, principalmente quando considerada a longo prazo. Na
realidade, a sobrecarga nos caminhões resulta no aumento do seu custo de
manutenção. E o pneu, considerado por especialistas um dos itens mais
importantes, ficando atrás apenas do motor, é uma das peças que mais
sofrem com a sobrecarga.
O desgaste dos
pneus é algo inevitável. A borracha da banda de rodagem vai se desgastar
em função do atrito com o solo. Mas é possível evitar o desgaste
acelerado em função do potencial de desempenho de cada produto, ou mesmo
o desgaste anormal. E evitar a sobrecarga, juntamente com a manutenção
preventiva, auxilia para o melhor desempenho e aproveitamento dos pneus.
O Gerente Geral
de Engenharia de Vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli, destaca
os danos que podem ser causados quando a carga ultrapassa o limite de
peso indicado: “O excesso de peso acarreta maior aquecimento dos
pneumáticos e a fadiga prematura das carcaças, diminuindo seu
rendimento. Além disso, transportar peso acima do recomendado compromete
a estrutura dos pneus e aumenta o risco de estouro ou de alterações
estruturais importantes”.
O impacto da
sobrecarga nas pistas gera danos não só para os caminhões. O excesso de
peso prejudica também as estradas, pois provoca danos ao asfalto.
Quanto à
economia, transportar carga em excesso acarreta um aumento de quase 50%
no consumo de combustível e aumenta consideravelmente o risco de
acidentes. Além disso, reduz a velocidade do caminhão, o que resulta em
maior tempo de viagem.
O cuidado com o
peso da carga transportada deve ser complementado com a manutenção dos
pneus, que inclui calibragem, rodízio, alinhamento e balanceamento,
utilização do pneu correto para cada aplicação, verificação do indicador
de desgaste e manutenção preventiva de todo o veículo.
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