Utilizando como exemplo um veículo com a configuração 6×2, no qual será instalado mais um eixo direcional tornando assim um veiculo 8×2, o caminhão tem um centro de gravidade em uma certa posição e ao instalar o segundo eixo direcional essa posição do centro de gravidade (g) é alterada, geralmente um pouco mais para a parte traseira, se não for feito o cálculo da distribuição de carga os eixos traseiros irão passar a ter um excesso de carga. Esse estudo precisa ser feito por pessoas especializadas, caso contrário o veículo poderá ter problemas também nos eixos dianteiros.
Se o estudo for feito e a adequação de entre eixos serguir corretamente as diretrizes, o veículo quando totalmente carregado terá seu centro de gravidade distribuido corretamente pelo peso da carga nos eixos do veículo de acordo com a Lei da Balança.
Veículo 1 – excesso de peso no conjunto de eixos traseiros, ocorrência natural pela não execução do cálculo e não reposicionamento dos eixos.
Veículo 2 – Distância de entre-eixos feita corretamente gerando uma perfeita distribuição do peso por todos os eixos do caminhão.
Entre as complicações geradas pela má distribuição de carga podemos ressaltar:
- Multas por excesso na balança;
- Desgaste prematuro de pneus, componentes de freio e suspensão;
- Comprometimento da estabilidade;
- Consumo elevado de combustível.
Portanto a cada alteração de quantidade de eixos e modelo do implemento é imprescindível fazer o cálculo para distribuição de carga e se necessário o alongamento ou encurtamento do caminhão. A BMB se preocupa em fazer para cada nova solicitação esse estudo que só ira gerar ganhos para o cliente final, sanando dúvidas e possíveis problemas futuros.
Fonte: BMB Mode Center
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