Há 46 dias da data limite para a proibição da venda de caminhões com motorização Euro 3, o mercado brasileiro ainda não parece favorável para o sucessor Euro 5. A preferência dos compradores está direcionada aos veículos Euro 3 por duas fortes razões: preços inferiores e incerteza quanto à disponibilidade de diesel S-50 nos postos das estradas. Os novos modelos não emplacaram nas vendas das principais marcas representadas no Brasil, tanto que estas, em sua maioria, ainda vendem caminhões Euro 3. E, de acordo com as próprias empresas, os principais vilões dessa baixa nas vendas de Euro 5 são aqueles que prometem ser os grandes heróis do meio-ambiente: o diesel S-50 e o Arla 32.
“Esperamos uma redução nos volumes de vendas no segundo trimestre de 2012, e apostamos na retomada de crescimento da demanda a partir do início do segundo semestre”, afirmou Marcelo Bouhid, gerente de marketing da Iveco. “Acreditamos que o mercado sofrerá retração até que as condições de distribuição do novo diesel S-50 e do Arla 32 estejam mais claras para o transportador brasileiro”, avaliou.
O diretor de vendas do mercado nacional da MAN Latin America, Antonio Cammarosano, também possui sensação semelhante. “Temos verificado que os frotistas estão buscando os veículos Euro 3 em função da dificuldade de encontrar o diesel S- 50 e o Arla 32 neste início de fase. Nota-se claramente, dia após dia, um pequeno aumento pelo interesse de veículos Euro 5, principalmente oriundo de empresas que possuem programas de sustentabilidade, mas ainda com baixa concretização de vendas”, revelou.
Para conseguir alavancar as vendas de caminhões Euro 5, algumas empresas lançaram no mercado campanhas e promoções. A Scania, por exemplo, já não possui mais em estoque veículos Euro 3, e para incentivar as vendas nesta fase de transição garante a distribuição gratuita de Arla 32 para os primeiro 120 mil quilômetros, promoção válida até março. De acordo com Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil, não houve a esperada antecipação de compras de veículos Euro 3 no ano passado. “O aumento no volume de vendas no final do ano não chegou nem a 20% e já esperávamos que seria baixo pois o transportador leva em consideração diversos outros fatores antes de fechar uma compra de caminhões, especialmente grandes lotes”.
A Scania, que só tem veículos Euro 5 para entregar, aposta na garantia da Petrobras que haverá diesel S-50 a cada 100 quilômetro de estrada. Já a Foton, que também só tem caminhões Euro 5, possui uma promoção mais ousada: irá distribuir e vender por conta própria tanto o Arla 32 quanto diesel S-50 no primeiros meses do ano. “Acreditamos em uma possível normalização do setor nos próximos seis ou oito meses, quando haverá uma quantidade boa de caminhões Euro 5 no mercado”, conta Marcio Vita, diretor executivo da Foton Aumark do Brasil.
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