
Marco histórico viveu a unidade Mercedes-Benz de Juiz de Fora,
Minas Gerais, na terça-feira, 3 de janeiro de 2012. Na data foi iniciada
oficialmente a produção em série de caminhões na planta, inaugurada em
1999 para fabricação do modelo Classe A, um automóvel.
O processo de try-out, iniciado em outubro, foi encerrado em dezembro.
De acordo com a fabricante 100% da produção do modelo Accelo,
caminhão leve e atual modelo de entrada Mercedes-Benz após a
aposentadoria do 710, já foi transferida para Minas Gerais. Antes, o
modelo era produzido em São Bernardo do Campo.
Também foi iniciada a produção seriada do caminhão pesado Actros, antes importado completo da Alemanha e agora montado em CKD.
A produção em série iniciada neste 2012 foi resultado de um intenso
trabalho da Mercedes-Benz, que durou mais de um ano, para transformar
uma fábrica de automóveis para outra bem diferente, de caminhões. Em sua
carreira de veículos leves, Juiz de Fora montou cerca de 140 mil
automóveis em onze anos de vida, especialmente Classe A e CLC.
O anúncio de que Juiz de Fora – que conviveu por largo período com
ampla série de informações de bastidores que apontavam possível venda ou
fechamento – produziria caminhões ocorreu em março de 2010.
Uma das ações promovidas pela fabricante foi desenvolver sistema
logístico complexo, já que a maior parte dos componentes utilizados em
Juiz de Fora ainda vem do ABC Paulista.
Outra iniciativa envolveu o treinamento dos funcionários. Grupo de
cinquenta deles passou cerca de um ano na unidade de veículos comerciais
da Mercedes-Benz em Wörth, cerca de cem quilômetros de Stuttgart,
Alemanha, para vivenciar na prática a fabricação do Actros, enquanto
outros 350 eram treinados em São Bernardo do Campo.
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