Empresas de peças automotivas terão até 2013 para se adequarem às novas normas do Inmetro

Empresas de peças automotivas terão até 2013 para se adequarem às novas normas do Inmetro

Diante do grande potencial de risco de acidentes causados por conta do não atendimento mínimo de segurança, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) determinou, através da portaria 301, que fabricantes e exportadoras de autopeças ofereçam mais segurança e confiança ao consumidor. A certificação obrigatória inibirá acessórios falsificados e peças comercializadas ilegalmente.
O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) também demonstrou preocupação com a qualidade de alguns produtos disponíveis no mercado. De acordo com o sindicato, a certificação de autopeças representa avanço e uma forma de garantir ao consumidor produtos com qualidade comprovada pelo Inmetro.
A medida, apesar de nova no Brasil, já é uma realidade na Europa, Estados Unidos e Austrália. Atualmente, segundo o Sindipeças, a indústria brasileira de fabricação de autopeças exporta para mais de 60 países. O Inmetro se baseou nas normas americanas e europeias de certificação de autopeças para elaborar a versão brasileira de obrigatoriedade.
As empresas de autopeças terão até janeiro de 2013 para se adequarem às novas normas. Já o comércio terá até 2014 para disponibilizar no varejo os itens em conformidade.
Fotos: Decar

0 comentários: sobre Empresas de peças automotivas terão até 2013 para se adequarem às novas normas do Inmetro

Postar um comentário

Twitter