Além de todos os riscos nas rodovias, alguns tipos de caminhões
pedem ainda cuidados especiais no carregamento e descarregamento, como
no transporte de produtos perigosos, silos de cimento e especialmente os
Basculantes.
Agrava-se a situação, porque boa parte da frota de basculantes
trafega com a manutenção precária, e como são praticamente “veículos
urbanos”, ou seja, não passam pelos controles de pesos das rodovias,
acabam exagerando na carga, aumentando ainda mais os riscos de
acidentes.

Mas tem uma característica extremamente perigosa nas famosas
Caçambas: Elas podem tombar paradas, durante o descarregamento. E isso é
muito fácil de acontecer.
Especialmente nesse momento do Brasil Canteiro de
Obras, pré-Copa, pré-Olimpíada, etc., onde garimpa-se desesperadamente
por caminhoneiros, e nem pensar em treiná-los antes de dirigir o Bruto,
vamos ver muita caçamba tombada.
Por isso, além de manutenção mecânica rigorosa, é oportuno passar às medidas preventivas para a operação:
. Assegurar que as cargas são carregadas uniformemente em todo comprimento e largura da caçamba (não carregar + de um lado);
. A carga é úmida e propensa a grudar? Os Riscos serão maiores;
. A carga deve estar dentro dos limites legais ( pela “Lei da Balança”);
. As áreas ao redor do veículo devem ser isoladas;
. Sempre bascule sobre terreno firme e nivelado. Nunca em terreno inclinado, aclives ou declives;
. Certifique-se que a porta traseira está aberta antes de bascular;
. O motorista deve ficar na cabine, enquanto báscula;
. Esteja atento a obstruções elevadas: rede elétrica, cabos, postes, etc;
. Mantenha pessoas afastadas durante basculamento;
. Nunca bascule durante ventos fortes;
. Alinhe o Conjunto cavalo-carreta antes de iniciar a descarga;
. Se a carga não descer, não de trancos com a caçamba levantada;
. Se o veículo começar a virar, prepare-se forçando o corpo contra o
encosto do banco, e segure-se firmemente ao volante. Nunca tente pular
para fora da cabine.
Uma vez descarregada, o condutor deve certificar-se que a caçamba
está abaixada antes de retornar a viagem. Por incrível que pareça são
frequentes os “atropelamentos” de passarelas e viadutos por basculante
andando com a caçamba levantada.
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